PRODER

PRODER - www.proder.pt

Dinamização das Zonas Rurais

> Medida 1: Diversificação da Economia e Criação de Emprego

Os principais objectivos desta medida são:
- Promover a diversificação da economia para actividades não agrícolas;
- Aumentar o emprego nas zonas rurais, de acordo com uma estratégia definida para territórios locais alvo de abordagem LEADER, da responsabilidade da Probasto.

Esta medida é concretizada através das seguintes acções:
- Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola
- Criação e Desenvolvimento de Microempresas
- Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer

> Medida 2: Melhoria da Qualidade de Vida

Os principais objectivos desta medida são:
- Promover a recuperação e conservação do património rural no âmbito de uma estratégia de valorização e atractividade dos territórios rurais;
- Aumentar a acessibilidade da população dos territórios rurais a serviços essenciais à comunidade em função das necessidades identificadas no diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Local, da responsabilidade da Probasto.

Esta Medida é operacionalizada através das seguintes acções:
- Conservação e Valorização do Património Rural
- Serviços Básicos para a População Rural

Para aceder à Estratégia de Desenvolvimento Local, Regulamentos Específicos e Formulários: www.probasto.pt

Divulgação dos Apoios PRODER

A publicitação dos apoios concedidos ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português é uma obrigação dos beneficiários, consagrada na Legislação Comunitária. Os beneficiários de projectos deverão ser alertados para este obrigação. Nesta zona do site do PRODER são apresentadas as normas de acordo com as características do projecto. Existem logótipos, modelos de placas diversa e de barras de assinatura e até o modelo de placa que deve constar nas instalações dos GAL

QREN
O Quadro de Referência Estratégico Nacional constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013. O QREN tem como grande desígnio estratégico a qualificação dos recursos humanos, valorizando o conhecimento, a tecnologia e a inovação e promovendo níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial.

O QREN organiza-se em torno de 3 Agendas Temáticas:
> Agenda Operacional para o Potencial Humano
Esta Agenda congrega um conjunto de intervenções que visam a promoção das qualificações escolares e profissionais dos portugueses e a promoção do emprego e da inclusão social; bem como as condições para a valorização da igualdade de género e da cidadania plena.

> Agenda Operacional para os Factores de Competitividade
Este Programa abrange as intervenções que visam estimular a qualificação do tecido produtivo, por via da inovação, do desenvolvimento tecnológico e do estímulo do empreendedorismo, bem como da melhoria das diversas componentes da envolvente da actividade empresarial, com relevo para a redução dos custos públicos de contexto.

> Agenda Operacional para a Valorização do Território
Este programa abrange as intervenções de natureza infra-estrutural e de dotação de equipamentos essenciais à qualificação dos territórios e ao reforço da coesão económica, social e territorial.
A concretização destas três Agendas Temáticas operacionaliza-se, no respeito pelos princípios orientadores assumidos pelo QREN (concentração, selectividade, viabilidade económica e sustentabilidade financeira, coesão, valorização territorial, gestão e monitorização estratégica), através dos seguintes Programas Operacionais:

Programas Operacionais Regionais do Continente
ON2 - www.ccr-norte.pt/novonorte