Bilhó acolheu o maior concurso pecuário da raça Maronesa

feira gado SBartolomeuA Freguesia do Bilhó acolheu, no passado dia 24 de agosto, mais uma edição do tradicional Concurso Pecuário da Raça Maronesa.

Organizado pela Junta de Freguesia do Bilhó e integrado nas Festas de S. Bartolomeu, o concurso, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mondim de Basto, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da Associação de Criadores do Maronês, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que tem atraído, ano após ano, cada vez mais concorrentes e apreciadores.

Divididos por 7 secções, às quais correspondiam diferentes categorias de gado, os prémios monetários atribuídos representaram um investimento superior a cinco mil euros. A organização atribuiu ainda um prémio de presença a cada animal não premiado.

Incentivar e fomentar a atividade pecuária na região, bem como premiar a qualidade dos animais autóctones, foram os principais objetivos do evento.