Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mondim de Basto com novas instalações

inaug CPCJ 030O Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Juiz Conselheiro Armando Leandro, inaugurou no passado dia 10 de julho as novas instalações da CPCJ de Mondim de Basto, numa cerimónia que se revelou muito participada.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CPCJ de Mondim de Basto, desde a sua fundação em 2006 e deixou um agradecimento especial a todos os representantes das diversas entidades que integram esta Comissão, particularmente à sua presidente Teresa Rabiço, que tem colocado a CPCJ no patamar mais elevado das suas prioridades. Referiu ainda que a defesa dos direitos das crianças e a sua proteção são valores fundamentais que o município quer manter.

Por sua vez, a Vereadora e Presidente da CPCJ, Teresa Rabiço, relembrou a importância desta estrutura no seio de uma comunidade, que funciona com profissionalismo, descrição e empenho de todos os seus membros, na defesa da criança, da família e dos valores sociais. Deixou ainda uma palavra de especial apreço ao Senhor Presidente da Comissão Nacional, Juiz Conselheiro Armando Leandro, pela sua presença, pela disponibilidade e pelo exemplo de entrega em favor do superior interesse da criança.

Na sua intervenção, o Presidente da Comissão Nacional, Juiz Conselheiro Armando Leandro, elogiou os esforços desenvolvidos pela autarquia na área social, particularmente junto dos jovens e da população mais idosa, declarando ser um bom exemplo daquilo que deve ser a conduta das instituições em prol do bem comum. O Presidente da CPCJ Nacional dirigiu-se ainda às dezenas de crianças e jovens que marcaram presença nesta sessão, apelando à sua motivação para apostarem na formação como fator fundamental da plena integração na sociedade.

Depois destas intervenções seguiu-se a inauguração das novas instalações da CPCJ de Mondim de Basto, que sofreram obras de remodelação ainda no âmbito do Projeto de Regeneração Núcleo Histórico. A CPCJ de Mondim de Basto funciona assim, na Casa da Eira e apesar do edifício pertencer à Câmara Municipal, possui um acesso independente, que permite uma maior descrição no atendimento e tratamento das situações.

A cerimónia de inauguração da CPCJ de Mondim de Basto terminou, ao final da manhã, com um seminário dedicado à temática “Comissões de Proteção de Crianças e Jovens: As especificidades de cada região na edificação dos direitos da criança”.