500 Anos dos Forais Manuelinos: pinturas murais da Capela do Senhor apresentadas em conferência

conf pintuas muraisTerminou no passado dia 27 de junho, o 1º ciclo de conferências organizado pela Câmara Municipal no âmbito das Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos do concelho.
Paula Bessa, Professora Doutora da Universidade do Minho, foi responsável pela apresentação das “Pinturas Murais Quinhentistas no Concelho de Mondim de Basto: As Pinturas na Capela do Santíssimo Sacramento”, um tema que cativou a atenção de quantos quiseram conhecer a história e a simbologia do património local.


Integraram a mesa desta conferência o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos dos Forais, Eduardo Teixeira Lopes, o Arqueólogo António Pereira Dinis, que fez uma apresentação sucinta dos vasto currículo da conferencista e a Doutora Paula Bessa que, de um modo simples e ligeiro, transportou o público presente a um passado rico de história, de costumes e valores que perduram agora nos inúmeros exemplos de pinturas murais existentes nos monumentos e capelas, espalhados um pouco por todos o país.

De referir que este ciclo de conferências contou com a participação de conferencistas de três universidades do norte do país: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Minho.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para agradecer a toda a equipa que colaborou na organização deste ciclo de conferências, que considerou fundamental para se aprofundar o conhecimento da história e cultura deste concelho.