Município comemorou os 40 Anos do 25 de Abril

comem 25abril 2014O Concelho de Mondim de Basto assinalou, com dignidade e entusiasmo, os 40 Anos do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas lúdico-culturais que decorreram entre os dias 23 e 25 de abril.

Na Biblioteca Municipal, a conferência “Um Olhar sobre o Futuro” abriu o programa das comemorações e juntou, na noite de 23 de abril, dois ilustres convidados à conversa e em reflexão - Manuel Carvalho, jornalista e José Mendes, Vice-Reitor da Universidade do Minho.

A noite cultural de 24 de abril, desenvolveu-se no mesmo espaço e ficou marcada pela apresentação do livro “Revolução Paraíso”, um romance de Paulo Morais e por um animado concerto de abril, com as célebres canções a serem intercaladas com momentos de declamação de poesia, protagonizados pelo ator Vítor de Sousa.

As iniciativas comemorativas programadas para o dia 25 de Abril iniciaram logo pela manhã, com a deposição de coroa de flores junto ao Monumento dos Antigos Combatentes do Ultramar; seguiu-se a Caminhada pela Liberdade e o Passeio de Cicloturismo Salgueiro Maia.

No Lugar da Serra decorreu o almoço convívio, na Sede do Grupo Cultural e Recreativo da Capela de S. José da Serra.

A data foi também assinalada com a inauguração, numa das entradas da Vila, da Escultura “As Colunas da Sabedoria” do Mondinense Domingos Oliveira. Um escultor natural da freguesia de Atei, Mondim de Basto. Esta escultura veio valorizar o espaço urbano da Vila.

Na Praça do Município realizou-se a cerimónia do Hastear da Bandeira, que antecedeu a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril, com intervenções dos diferentes partidos políticos.

Conferências, música, desporto e inaugurações de obras de arte marcaram o programa comemorativo de 2014, que este ano foi preparado, em conjunto, pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Mondim de Basto.

.