Câmara entregou primeiros talhões da Horta Comunitária e Pedagógica

entrega talhoes horta comunitariaA Câmara Municipal de Mondim de Basto procedeu já à entrega dos primeiros talhões da Horta Comunitária e Pedagógica que instalou no Quintal da Casa da Igreja.
O projeto da Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto contou com o apoio do Programa EDP Solidária 2013 e vai permitir aos munícipes residentes, cultivar uma parcela de terreno e produzir produtos naturais que poderão ser um complemento ao orçamento familiar.

Apesar de se tratar de um projeto com uma componente solidária, a horta comunitária não se dirige apenas a pessoas carenciadas. Qualquer munícipe que não possua terreno próprio pode candidatar-se a ser beneficiário de um espaço para cultivar ou para usar como forma de lazer.

E porque esta Horta também tem uma componente pedagógica, a autarquia disponibilizou ainda uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas do Concelho, para que alunos e professores possam aí desenvolver atividades ligadas à agricultura, ao ambiente e à compostagem.

Os novos horticultores vão agora frequentar as ações de formação sobre Hortas Comunitárias, previstas no projeto, com vista a adquirir competências para a prática da agricultura biológica em terrenos privados.

A Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto representou um custo de 6.865 euros, comparticipado a 75% pelo Programa EDP Solidária 2013.