ESPAÇO DO MUNICIPE

BOTAO-AMINHA-RUA

Boletim

Informações

RISCO-INCENDIO
METEOROLOGIA
FARMACIA-SERVICO
Carta Arqueológica de Mondim de Basto apresentada aos munícipes

carta_arqueologica2A vertente arqueológica do Património Cultural de Mondim de Basto encontra-se agora compilada na Carta Arqueológica do Concelho, apresentada, no passado dia 29 de Janeiro, perante um auditório repleto, no edifício da Assembleia Municipal. 


A obra, da autoria do arqueólogo do município, António Pereira Dinis, identifica e caracteriza inúmeros sítios, monumentos e achados avulsos, dispersos pelo território do concelho, desde a Pré-História à Época Contemporânea.

De referir, que a obra em causa, foi alvo de uma candidatura do actual executivo, que engloba ainda a edição de prospectos e a sinalização de um percurso pedestre. Trata-se do primeiro passo, no âmbito de uma série de iniciativas, que visam a promoção e valorização do nosso património arqueológico.

Daniel Lange, aluno da Escola de Música Municipal, abriu a sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto, ao piano, com a peça "I Andamento da Sonatina Diabelli".

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, no seu discurso de apresentação, realçou a importância desta obra como "instrumento de divulgação e de defesa do património cultural", mas também como "contributo para as opções de ordenamento do território".

Esta sessão ficou também marcada pela presença de personalidades ilustres, o Sr. Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, a Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Laura Pereira, a Sr.ª representante do IGESPAR, Dr.ª Cidália Duarte e o Doutor Francisco Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa, que foi responsável pela apresentação da obra, propriamente dita.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto tem como principal objectivo a divulgação do património municipal, numa perspectiva educativa, dirigida a toda a população do Concelho.

carta_arqueologica17 carta_arqueologica11 ICON-MAIS-FOTOS

 

Cultura

AGOSTO
> Dia 2 - Cinema ao Ar Livre na Zona Verde - 22:00h - "Avatar";

> Dia 7 - Iº Troféu Internacional de Patins em Linha - 15:00h - Av. Dr. Augusto Brito;

> Dia 8 - Volta a Portugal em Bicicleta (Etapa Barcelos/Sra da Graça);

> Dia 9 - Cicloturismo Etapa da Volta (Fafe/Sra da Graça);
             - Cinema ao Ar Livre na Zona Verde - 22:00h - "Robin Hood";

> Dia 14 e 15 - Concentração Motard - Moto Clube Sra da Graça;

> Dia 16 - Cinema ao Ar Livre na Zona Verde - 22:00h - "Alice no País das Maravilhas";

> Dia 20 - IVº Douro Internacional Filme Festival - 22:00h - Aldeia de Travassos;

> Dia 23 -
Cinema ao Ar Livre na Zona Verde - 22:00h - "O Príncipe da Pérsia";

> De 27 a 29 - Concentração Internacional Caravanismo