Núcleo Museológico e Biblioteca Municipal

Museu Municipal de Mondim de Basto - Núcleo Museológico Azenha Casa da Igreja

O Núcleo Museológico Azenha Casa da Igreja, aberto recentemente, situa-se na Tapada do Ladário, antiga propriedade da Casa da Igreja, junto do monte baldio que acolhe a Capela da Sra. da Piedade.
Em termos estruturais, o Núcleo Museológico é composto por um conjunto de três edifícios que foram sendo construídos ao longo do século XX para realizar diversas tarefas agrícolas.
O primeiro edifício, construído nos finais da década de 40, acolheu um lagar de azeite que passou a ser conhecido por "Azenha da Casa da Igreja".
O segundo edifício, construído uns anos mais tarde, acolhia cinco lagares de vinho dos quais apenas resta um ainda que incompleto. Além da produção de vinho servia ainda de apoio às actividades da dita Azenha.
O terceiro edifício, o último a ser construído, albergava um alambique destinado à destilação do bagaço das uvas. Neste irá funcionar o gabinete do responsável do Núcleo Museológico.
O Núcleo Museológico Azenha Casa da Igreja pretende exercer várias actividades museológicas, acolher e promover diversas exposições que serão patentes ao público em regime de livre acesso. Como objectivo maior pretende constituir-se como embrião do futuro Museu Municipal de Mondim de Basto que, necessariamente, pelas qualidades intrínsecas do seu território e "gentes" poderá adoptar a tipologia de museu de território.
Estarão patentes ao público em dois edifícios os seguintes temas:

museu2

1- A Terra e o Homem - Geologia/ Arqueologia
Geologia: rochas, minerais e fósseis
Arqueologia: artefactos (achados) do Castro do Crastoeiro

museu1

2 - Ruralidades - Ribeira/Montanha/Lagar de Azeite

RIBEIRA: Alfaias agrícolas relacionadas com:
Gado de trabalho de raça Galega
Vinho verde
Milho

MONTANHA: Alfaias agrícolas relacionadas com
Gado Maronês
Centeio
Linho

AZENHA CASA DA IGREJA: Espólio
Equipamento e maquinaria
Utensílios de transporte a armazenamento de azeite

Biblioteca Municipal

bibliotecaA Biblioteca Municipal de Mondim de Basto situada numa área onde se perspectiva uma nova expansão da malha urbana, num local de fácil acesso e, em estreita relação com outros equipamentos culturais previstos para aquela zona, foi concebida para funcionar como um convite irrecusável à população de Mondim. Apresenta sobriedade nas cores e materiais, a sugerir transparência (vidro, madeiras), profusamente iluminada, com um átrio que funciona como um espaço distribuidor de todo o edifício, acolhedor e possuidor de elementos onde figuram referências óbvias à cultura e ao livro. Por outro lado, o próprio interior é pensado de forma a que a sua organização se adeque às missões que a Biblioteca procura atingir. A Biblioteca Municipal pretende assumir-se, assim, como um equipamento estruturante da vida cultural do concelho. O facto de existir um enorme manancial de informação, fruto da revolução informacional que vivemos actualmente, não significa que exista conhecimento, esclarecimento, compreensão, pensamento crítico, sabedoria intemporal ou mente instruída. Por conseguinte, o lema da nossa Biblioteca passa por tentar Transformar informação em Conhecimento útil ao utilizador.

De forma sintética, poderíamos resumir nos seguintes eixos o modelo da nossa biblioteca:

Polivalência, assente, antes de mais, na multiplicação de espaços de diferentes funções e, por vezes, com públicos específicos (auditório, bar, espaço multimédia; espaço infanto-juvenil, espaço para adultos, centro de recursos pedagógicos, bases de dados digitais, acesso a fundos de reservados;

Divulgação e Animação Cultural, assumindo o seu papel de mediação e de aproximação a públicos alargados, mediante a proliferação de iniciativas, directa ou indirectamente relacionadas com o livro (leitura dramatizada, debates e conferências com escritores; feiras do livro, comemoração de datas simbólicas, etc.) em estreita colaboração com as escolas e a Câmara Municipal;

Estratégias de Democratização Cultural baseadas no princípio de que a lógica prioritária é a de servir os interesse das pessoas e não o das instituições, com reflexos no regime de livre acesso a qualquer publicação ou documento, na multiplicação de serviços e, ainda, na diversidade de géneros literários e de suportes (físicos ou digitais), do livro ao jornal, passando pela revista;

Aposta Forte no Marketing, em colaboração com a Câmara Municipal de Mondim de Basto;

Estabelecimento de Redes de Contactos e Parcerias de forma a estimular o intercâmbio e a abertura ao exterior, possibilitando a circulação de informação e a co-organização de iniciativas;

Promoção da Inclusão Social, com especial atenção às populações desfavorecidas ou debilitadas do concelho, como é o caso dos idosos, desempregados e minorias étnicas;

Espaço de Liberdade, porque se destina a todos, apenas com o mínimo de restrições.