Descontos Espetáculos Favo das Artes
Município de Mondim de Basto promove acesso à cultura

Aceder a um espetáculo cultural, em Mondim de Basto, está mais acessível.

Neste novo ano de 2024, a autarquia de Mondim de Basto criou uma medida de descontos para os espetáculos apresentados no Favo das Artes – Casa da Cultura.

Os estudantes, as pessoas maiores de 65 anos e as pessoas portadoras de deficiência e respetivos acompanhantes já podem usufruir de um desconto de 30% sobre o valor original dos bilhetes dos espetáculos.

Mondim mais Saúde
Mondim de Basto apoia munícipes na aquisição de medicamentos

O Município de Mondim de Basto formalizou um protocolo de cooperação com a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Dignitude, que tem como objetivo comparticipar a aquisição de medicamentos e demais especialidades farmacêuticas e dispositivos médicos, aos munícipes que reúnam os critérios para serem beneficiários desta medida.

O Protocolo Dignitude + | Mondim + Saúde entra em vigor no dia 15 de janeiro de 2024 e vem complementar o Protocolo Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento que, com as diversas alterações introduzidas pela adenda de outubro de 2022 - nomeadamente no conceito de beneficiário, nas condições de recurso e no contributo financeiro -, motivou a exclusão de uma parte dos beneficiários abrangidos pelo protocolo.

Vespa Velutina
Combate à Vespa Velutina no concelho de Mondim de Basto

O Município de Mondim de Basto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, tem assumido o combate à vespa velutina ou vespa asiática.

A existência e identificação de ninhos tem vindo a aumentar e, no ano de 2023, os serviços municipais registaram a destruição de 401 ninhos destas espécies invasoras, em diferentes localidades do concelho.

Cantares dos Reis
Mondim de Basto reviveu a tradição dos Cantares dos Reis

Seis grupos representativos das várias freguesias do concelho de Mondim de Basto, animaram a tarde do passado domingo, dia 7 de janeiro, com o tradicional Encontro de Cantares dos Reis.

Partindo da Praça do Município, onde cada grupo apresentou duas músicas de Reis, os grupos percorreram as ruas da Vila, em direção à Santa Casa da Misericórdia, partilhando as músicas, as letras e a genuinidade dos grupos de reis de outrora.