• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

A grande riqueza do concelho de Mondim de Basto reside na enorme diversidade de atractivos que tem para oferecer. Nesta viagem que lhe propomos, não podíamos deixar de destacar, em primeiro lugar, a Nossa Senhora da Graça com todas as suas valências e encantos e o Parque Natural do Alvão, onde pontificam as espectaculares Fisgas de Ermelo, dignos representantes do nosso património cultural, histórico e ambiental.

Continue viagem porque há mais motivos aliciantes:

Rios de sonho, paisagens deslumbrantes, levadas de água límpida, cascatas e riachos, recantos escondidos, água, muita água e uma infindável mancha florestal. A natureza em todo o seu esplendor! Igrejas e capelas românicas, solares imponentes, brasões, ruas velhas, caminhos e trilhos, pontes e vias medievais, castros e menhires, relógios de sol, pelourinhos e cruzeiros, num absorvente passeio pela história e pela tradição.

As surpresas ainda não ficam por aqui:

Aldeias perdidas no horizonte, casas e varandas transmontanas, sardinheiras e craveiros pendurados nas janelas, montanhas a tocarem os céus, vinhas de enforcado, cestas e escadas de vindimas, adegas e lagares, carros de bois a chiar, campos de milho, eiras e espigueiros, desfolhadas, azenhas, bovinos da raça maronesa, rebanhos e pastores, lavadouros, fontes, teares do linho, gente de trabalho, muita gente, a ruralidade como valor primordial!

Percursos pedestres, desportos radicais, caminhadas, caça, pesca, piqueniques na montanha ou à beira rio, jardins e parques, esplanadas, ar puro, o prazer de viver!

Festas e romarias, procissões, andores, tapetes de flores na Solenidade do Corpo de Deus, colchas adamascadas nas janelas, Via-Sacra ao vivo na Sexta-Feira Santa, noite de romeiros no Santiago, Feira da Terra em Agosto, presunto e broa de milho, vinho na malga, cavacas, rosquilhos, pão de ló e bolo da Teixeira, mel de urze dos nossos montes, cantigas ao desafio, ranchos e tocatas, guitarradas e serenatas ao luar, bailaricos e noitadas de Verão, porque a tradição ainda é o que era!

Posta maronesa grelhada na brasa, cabrito assado em forno de lenha, presunto e broa de milho, mel de urze dos nossos montes, bolo da Teixeira, cavacas, rosquilhos, pão-de-ló amarelinho e vinho verde de Mondim!

Diz, quem já cá veio, que aqui se respira qualidade, que aqui se respira qualidade de vida.

Aceite o convite e venha à descoberta de Mondim.

 

O Concelho

Mondim de Basto é um concelho de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, tem uma área de 172 Km2 que engloba 6 freguesias: ATEI, BILHÓ, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de ERMELO e PARDELHAS, MONDIM, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de CAMPANHÓ e PARADANÇA e VILAR DE FERREIROS e tem uma população residente de cerca de 7.500 habitantes .

É uma terra com história, rica em valores naturais e que tem no monte da Sr.ª da Graça e no Parque Natural do Alvão as suas evidências paisagísticas mais marcantes. Território ainda marcadamente rural, propício à prática de diversas atividades ao ar livre, a vila de Mondim de Basto, sede do concelho, dista 48 Kms (ER304) ou 37 Kms (EM 1191) de Vila Real, 55 Kms de Guimarães, 32 Kms de Amarante e 90 Kms do Porto.

MAPA DO CONCELHO [Descarregar]

 

Festas, Feiras, Romarias e Celebrações Religiosas

Na vila

> Festas do Concelho - Calendário variável antes e depois do dia 25 de Julho, feriado municipal

festas concelho5Mondim explode, ciclicamente, nas suas Festas do Concelho, herdeiras universais das antiquíssimas e saudosas Romarias de Santiago. Curiosamente, São Cristóvão, padroeiro deste Concelho, é venerado liturgicamente no mesmo dia que é festejado o popular apóstolo no alto de Nossa Senhora da Graça – dia 25 de Julho

Do programa religioso constam a Missa cantada em honra do padroeiro e a imponente procissão que percorre as ruas do burgo. Do programa profano, muito de cariz tradicional, destaca-se a grande Noite de Romeiros de Santiago.
Fundem-se os velhos costumes com as modernas expressões musicais para receber, condignamente, os milhares de visitantes que nos procuram por esta data.

> Noite de Romeiros de Santiago - 24 de Julho (incluída nas festas do concelho)

romeiros_santiago1A noite de 24 de Julho, noite de Romeiros e evocação das antigas Romarias de Santiago, revela-se como o principal cartaz das Festas do Concelho. Lindas moçoilas de lenço, de arrecadas de ouro e de gigas da merenda à cabeça, homens de colete, correntes de cavalinho e chapéu de três bicos com a estampa de Santiago. Esturdias, tocatas e ranchadas. Partilham-se os merendeiros na rua e há bailarico até altas horas da madrugada.
Vista-se a rigor e venha! Esperamos por si!

 > Feira da Terra - Normalmente coincidindo com o primeiro fim-de-semana de Agosto

feira_terra4A Feira da Terra é um acontecimento marcante de Basto. Tem como principal objetivo, a promoção e divulgação dos produtos agrícolas, artesanais, patrimoniais e naturais do concelho, com uma forte expressão também na gastronomia e vinhos. Local privilegiado para o convívio, é ponto de encontro de famílias e de amigos. Recebe anualmente milhares de pessoas que aproveitam para experimentar os sabores da terra ao som dos cantares tradicionais. A Feira decorre ao longo de quatro noites de grande animação popular.

> Solenidade do Corpo de Deus – Variável

corpo_deus3A antiquíssima procissão do Corpo de Deus, com laivos medievais, em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas do velho burgo sob lindíssimos tapetes de pétalas de flores e murta dos jardins de camélias de Basto, perdura nos tempos como uma das maiores marcas identitárias de Mondim de Basto. As janelas e as varandas são engalanadas com as colchas de cetim e de damasco dos nossos avós, para saudarem a passagem do Corpo de Deus, que a Filarmónica acompanha num dolente compasso processional, após a celebração da Eucaristia Solene.

> Via-Sacra ao vivo encenada pelo Grupo de Jovens Pedras Vivas e procissão do Enterro do Senhor - Sexta-Feira Santa

via_sacra5Cerca de uma centena de figurantes jovens, caracterizados à época com roupas e adereços confeccionados pelo próprio Grupo, protagonizam a “Via Sacra ao Vivo” uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e também do calendário cultural da região, para a comovida assistência dos habitantes locais e dos milhares de visitantes que ocorrem a esta realização.

 

No alto da Nossa Senhora da Graça
Ascensão - último domingo de Maio
Romaria de Santiago - 25 de Julho
Peregrinação - 1º domingo de Setembro

Outras referências
Feira bimensal - dias 2 e 22 de cada mês
A feira bimensal de Mondim de Basto (aos dias 2 e 22 de cada mês) é a herdeira histórica dos antigos mercados e das antigas concentrações rurais da região. Um misto de negócio e de encontro comunitário que reúne a população da montanha e a população da ribeira, os consumidores e os produtores da velha Terra de Basto. Momento alegre e colorido que anima o centro da vila e atrai a curiosidade dos visitantes.

Concurso de gado maronês na freguesia do Bilhó - 24 de Agosto
Integrado nas Festas de S. Bartolomeu no Bilhó, o concurso de gado maronês, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que tem atraído, ano após ano, cada vez mais concorrentes e apreciadores. Incentivar e fomentar a actividade pecuária na região, premiar a qualidade dos animais autóctones e divulgar a carne maronesa, produto gastronómico de excelência, são os principais objectivos do evento.

Feira de Ano - 22 de Outubro
A Feira de Ano em Mondim é uma antiquíssima tradição, um evento de importância a nível local e regional e que por certo não deixará de interessar a quem visita o concelho. Do seu programa constam, para além da comercialização de produtos da região, exposições do domínio agrícola e florestal, muita animação, corrida de cavalos e ainda o tradicional concurso pecuário da raça maronesa. A revitalização da Feira de Ano surge no seguimento da preocupação do Município de salvaguardar algumas das tradições concelhias, atendendo à sua absoluta importância económica e social.
 

MAIS INFORMAÇÕES

Quer falar connosco?

Contacte a Loja Interativa de Turismo de Mondim de Basto: aqui

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES