• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ponte tamegaPreocupados com a manutenção do impasse em que se encontra a conclusão da Via do Tâmega, via estruturante de vital importância para a Região de Basto e Médio Tâmega, os Presidentes das Câmaras Municipais de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto, solicitaram ao Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, o agendamento de uma audiência com caráter de urgência.

Em causa está a falta de cumprimento do Protocolo celebrado, em 1984, entre o Município de Celorico de Basto e o então denominado Ministério do Equipamento Social, onde ficou estabelecido que, como contrapartida pelo encerramento da via-férrea do Tâmega, aquele Ministério assumia a construção de uma Variante à EN 210.

No entanto, decorridos trinta anos desde a celebração do referido Protocolo, verifica-se que apenas está executado o troço que liga Amarante à Vila de Celorico de Basto, numa extensão de 17 km, sendo que o projeto, já remodelado em 2002 e mandado elaborar pelo então Instituto para a Construção Rodoviária (ICOR) demostra que continua em falta uma extensão de 9700 metros, entre Celorico de Basto e o Arco de Baúlhe.

Encontra-se também por executar a ligação a Mondim de Basto, que corresponde a cerca de 3 km, e cuja principal obra passa pela construção de uma ponte sobre o Rio Tâmega com 350 m de extensão. Relembramos que em Julho de 2010, foi assinado um protocolo entre a EDP, as Estradas de Portugal e o Município de Mondim de Basto, que assegurava a concretização desta obra, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão.

A conclusão da denominada Variante do Tâmega permitirá a ligação entre dois eixos rodoviários fundamentais no Norte do país – o IP4 e a A7 -, com ligações a Espanha, favorecerá ainda as comunicações intermunicipais entre os concelhos do médio Tâmega e a ligação direta de Mondim de Basto a um Itinerário Principal.

Os fundos de coesão do próximo Quadro Comunitário de Apoio são a última oportunidade para financiar estas ligações, indispensáveis para o desenvolvimento desta Região.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

DEST URBANIZACAO PINHAL TELHA DISC PUBLICA

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES