Autarquia vai instalar uma Horta Comunitária

A Câmara Municipal viu, recentemente, aprovado e premiado pelo Programa EDP Solidária 2013, o projeto “Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto”.
O prémio foi recebido no passado dia 17 de junho, pela Senhora Vice-Presidente da Câmara, Teresa Rabiço, numa cerimónia que decorreu no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Trata-se de um projeto com uma componente pedagógica e outra solidária, que tem como objetivo desenvolver práticas de autossustentabilidade alimentar e fortalecer a ligação da comunidade à agricultura.

A horta comunitária será constituída por 20 talhões que serão disponibilizados para a população interessada praticar agricultura biológica e compostagem. Nestes espaços, os munícipes que não possuam terreno próprio poderão cultivar e produzir produtos naturais, e assim encontrar um complemento ao orçamento familiar.

No que se refere à componente pedagógica, a autarquia pretende disponibilizar uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, para que alunos e professores possam desenvolver atividades relacionadas com a agricultura, o ambiente e a compostagem. A população estudantil poderá encontrar aqui um incentivo para se ligar ao setor da agricultura, consciencializando-se para a importância do cultivo de produções ambientalmente amigáveis e da compostagem.

Este projeto apresenta um custo total de 6.865,77€ e contou com um apoio de 75% por parte do Programa EDP Solidária 2013.