Câmara e Resinorte entregam compostores domésticos

entrega compostoresA Câmara Municipal de Mondim de Basto e a Resinorte entregaram, no passado dia 27 de fevereiro, mais de 30 compostores domésticos a famílias do concelho.

Esta iniciativa partiu de um desafio lançado pela empresa Resinorte às famílias residentes nos municípios de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto, que possuíssem habitações dotas de jardim ou quintal.

Esta ação contemplou a distribuição gratuita de compostores e o adequado esclarecimento do processo de compostagem, através de uma ação de formação, que os interessados tiveram que frequentar.

A compostagem doméstica é um processo simples de reciclagem de matéria orgânica, através do qual são depositados no compostor restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando estes resíduos biodegradáveis em fertilizante natural, rico em nutrientes, a que se chama composto.

Com este projeto a autarquia pretende incentivar a população a fazer a separação e valorização dos seus resíduos orgânicos, diminuir os resíduos urbanos encaminhados para o Aterro Sanitário e promover a utilização de um fertilizante natural benéfico para as plantas e para o ambiente.