• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ETA 2013O Município de Mondim de Basto tem realizado, nos últimos anos, elevados investimentos na remodelação dos sistemas de abastecimento de água às populações, quer na designada vertente em “alta”, quer na designada vertente em “baixa”.

A taxa de cobertura atual para o concelho aproxima-se da cobertura total, sendo que tal é conseguido com vários sistemas de abastecimento dispersos.

Por se ter considerado como sendo a solução mais adequada às necessidades da população do concelho, foi construída ainda no anterior mandato, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na freguesia de Atei, que comportou um avultado investimento de cinco milhões de euros.

No entanto, a infraestrutura existente não é, por si só, suficiente para servir os fins a que se destina, uma vez que não existe qualquer ligação à rede, sendo, portanto, necessário um investimento nesse sentido. Por tal facto, a autarquia apresentou no final de 2012 uma candidatura ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) para conclusão do abastecimento de água em “alta”.

A intervenção prevista visa articular o sistema em “alta” com o sistema em “baixa”, através da construção de novas infraestruturas necessárias para abastecer parte do concelho.

Com este investimento as redes de distribuição serão dotadas de quantidade e qualidade de água adequadas às necessidades atuais e futuras, com consequentes ganhos de eficiência em matéria de redução de perdas, melhoria do controlo da qualidade da água e minimização de pontos de falha.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “só com os investimentos e obras previstas nesta candidatura agora apresentada, é que será possível a entrada em funcionamento da ETA de Mondim de Basto e rentabilizar o investimento realizado na sua construção. Não havendo aprovação desta candidatura, dificilmente nos próximos anos a autarquia terá meios financeiros para rentabilizar o investimento realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA)".

O valor global desta candidatura é de €885 437,44 e poderá ser comparticipado em 85% pelo QREN.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG