MONDIM: Carrinha com oficina circula no concelho para reparações gratuitas em casa dos mais carenciados

oficina-movel-1000pxOs cidadãos carenciados, idosos, portadores de deficiência e com mobilidade reduzida de Mondim de Basto dispõem [desde o dia 12 de dezembro] de uma viatura equipada com uma pequena oficina da câmara destinada a pequenas reparações domésticas gratuitas.

Segundo o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, o projeto "Oficina Móvel Municipal" é um serviço de apoio domiciliário que visa servir as pessoas em situação de carência, combater o isolamento e a exclusão social, melhorar as condições de habitabilidade e satisfazer as pequenas necessidades que podem tornar-se em grandes obstáculos.

O objetivo é, segundo o autarca, ajudar as pessoas a resolver pequenos problemas nas suas habitações, como a substituição de uma lâmpada, a reparação de uma torneira ou de um eletrodoméstico, pinturas, a limpeza de chaminés ou a substituição de vidros partidos.

Além disso, os técnicos da viatura farão a entrega de alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, camas articuladas, cadeira de rodas e correio. A limpeza e arrumação da habitação, o transporte de roupa para a lavandaria, a limpeza de quintais e a ligação de equipamentos elétricos também serão feitos pela Oficina Móvel.

A aquisição da viatura foi financiada com 20.000 euros pelo programa "EDP Solidária Barragens". A implementação no terreno, o equipamento da carrinha, os custos de deslocação, os recursos humanos e os materiais usados nas reparações são custeados pela autarquia com um orçamento de 25.000 euros.

Dada a situação financeira do município, Humberto Cerqueira frisou que não será possível fazer grandes intervenções, nem atender a todas as situações.

"Para ser feita uma racionalização dos custos vamos programar e calendarizar os serviços", disse.

Para beneficiar deste apoio, os munícipes terão de se inscrever nos serviços sociais da Câmara de Mondim de Basto, que depois fará a triagem e a seleção dos pedidos.

Humberto Cerqueira salientou que este projeto era "extremamente necessário" para o concelho, porque uma parte significativa da população é envelhecida e vive em situação de carência.

Fonte: Lusa