• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

fibra oticaNo âmbito das obras de regeneração urbana da Vila, foi estabelecida uma parceria entre o Município e a Portugal Telecom que prevê as atuais obras de ampliação e melhoramento da rede de telecomunicações existente.

Posteriormente, no cumprimento do programa das Redes de Nova Geração (RNG), que pretende levar a fibra ótica a 139 concelhos do interior do País, surgiu a necessidade da DSTelecom (DST) instalar infraestruturas subterrâneas para acesso a esta rede intermunicipal de fibra ótica.

No sentido de evitar a abertura de novas valas nas obras já concluídas, têm sido já instaladas em obra e ao mesmo tempo, as condutas e cabos necessários às duas empreitadas: a ampliação da rede de telecomunicações e a instalação do cabo de fibra ótica.

Ao mesmo tempo, com a implantação e expansão destas duas redes, tem sido cativada, sempre que possível, tubagem específica para uma terceira rede municipal, fechada, que pretende ligar digitalmente os diversos edifícios municipais existentes na Vila.

O objetivo das RNG passa por dotar o País com redes de comunicações mais avançadas, particularmente aqueles concelhos que registam uma baixa densidade populacional, com serviços mais inovadores e em modalidades que permitam o acesso por parte das famílias e das empresas, que favoreçam investimentos e ajudem a combater a info-exclusão.

Em Mondim de Basto este programa vai, numa primeira fase, permitir a cobertura das necessidades de 50% da população local, prevendo-se que entre em funcionamento já no próximo ano de 2013.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “as novas redes que estão a ser instaladas são uma poderosa ferramenta de comunicação, que vão melhorar a qualidade de vida dos Mondinenses que, por viverem no interior do país, têm estado mais afastados do acesso ao desenvolvimento tecnológico.” Explica ainda que “estamos a aproveitar as obras de regeneração urbana para substituir muitas estruturas, como o abastecimento de água, rede de águas pluviais, eletricidade e comunicações. A regeneração urbana é muito mais do que uma simples substituição de pavimentos.”

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG