Câmara disponibiliza na factura da água informação sobre custo dos serviços de abastecimento de água e saneamento

recibo_versoA Câmara Municipal está a utilizar o envio da factura da água para informar os munícipes dos custos reais do serviço de abastecimento de água e de saneamento.
No verso da factura é feita uma análise comparativa dos custos suportados pelo Município e das receitas do ano de 2010, sendo ainda apresentada uma previsão estimada para o ano de 2012 que considera já o aumento de 20% nas tarifas destes serviços.

Os resultados comparativos demonstram que os custos suportados pela autarquia são avultados e que é necessária a contribuição de todos os munícipes para a sustentabilidade deste sistema. A autarquia está, de forma gradual, a fazer um investimento na melhoria da rede de abastecimento de água no concelho, nomeadamente na Vila, aproveitando as obras de regeneração urbana, mas também em algumas freguesias.

Para uma eficaz redução dos custos, na mesma informação enviada aos munícipes, a autarquia faz um apelo a todos os utilizadores para adoptarem comportamentos mais responsáveis que conduzam à poupança da água.

A questão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) também tem merecido a atenção deste executivo que vai lançar, brevemente, junto da população, uma campanha com vista à redução dos custos com este serviço. De referir que quando este executivo tomou posse, a cobrança dos RSU era feita apenas na Freguesia de Mondim. Agora a cobrança foi alargada a todo o concelho.

Para Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara, a melhor forma de envolver os munícipes na gestão da autarquia é prestar-lhes, com transparência, toda a informação. Acrescenta ainda que “para garantir qualidade na prestação destes serviços à população, não podemos perder de vista o custo real destes serviços, nem a sustentabilidade financeira da autarquia. Até ao final do presente mandato, a Câmara pretende alargar a cobrança da água a todas as freguesias”.