• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

arvore-natal-noite-800O Município de Mondim de Basto inaugurou dia 16 de Dezembro, uma Árvore de Natal original, feita de colmo.

A agricultura foi, desde sempre, a actividade dominante no concelho, uma agricultura de subsistência assente na pequena propriedade, com os ciclos da natureza a marcar profundamente a vida local.

O colmo, que é uma parte da haste do centeio que fica nos campos depois das colheitas, faz parte integrante da paisagem da zona de montanha do concelho, assumindo-se como um elemento importante para a cobertura das casas e para fazer as crossas que agasalham os pastores das chuvas e do frio do Inverno.

A aposta em elementos típicos da região revelam o empenho da autarquia em preservar os costumes e os produtos locais. A autarquia decidiu este ano não gastar qualquer verba na iluminação de natal. Para assinalar a época optou por colocar "filtros de cor" na iluminação dos edifícios, dando um colorido diferente, quer ao edifício dos paços do Concelho, quer aos edifícios religiosos. As imagens que decoram a zona envolvente, foram realizadas pelos alunos do Agrupamento Vertical de Mondim de Basto.

A marcar este acto estiveram os alunos da Escola de Música Municipal, presenteando todos os presentes com um mini concerto, onde interpretaram músicas alusivas à quadra natalícia.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG