Seminário promove turismo de natureza em Mondim de Basto

seminario_turismoO Município de Mondim de Basto acolheu, no passado dia 10 de Novembro o seminário "Turismo de Natureza", que reuniu profissionais, docentes e alunos, para uma partilha de ideias e valores relativos a esta área do Turismo.
Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, apresentou o turismo como "um sector estratégico para a valorização do território, das suas gentes, culturas e tradições". Aproveitou a ocasião para falar de alguns projectos em estudo ou em desenvolvimento, nomeadamente, o projecto de valorização das Fisgas de Ermelo, a candidatura a apresentar para sinalização turística no concelho e ainda o projecto de Regeneração Urbana da Vila, que irá embelezar a sede do concelho, cartão de visita para os turistas.

Para o Presidente da Câmara, o concelho de Mondim tem excelentes condições naturais para o turismo. "Temos paisagens deslumbrantes, rios, florestas e aldeias de xisto e granito. Temos 2800 ha inseridos no Parque Natural do Alvão". Destacou ainda o apoio do município à realização de actividades ligadas ao turismo de natureza, como caminhadas e percursos de BTT.

Relativamente ao programa do seminário, no período da manhã, a intervenção de Carlos Ferreira, técnico da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, com o tema "Sector do Turismo: Natureza e Sustentabilidade" e as experiências vividas com "O Desporto de Natureza", pelos técnicos do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, Marcos Pinto e Duarte Martins, completaram o primeiro painel.

No período da tarde o professor da UTAD, Xerardo Pereira, apresentou "O Novo Turismo Cultur-Natural" e Henrique Pereira do Parque Natural do Alvão, focou "A importância da Actividade Turística associada ao Turismo de Natureza para o desenvolvimento do PNA". Margarida Gomes da PROBASTO, elucidou o público presente com as "Linhas de Apoio ao Turismo de Natureza", previstas no PRODER.

Um programa que atraiu a presença de profissionais da área do Turismo da região, mas também alunos e docentes da Escola Profissional de Murça e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.