Apresentação do projeto

LOGO

Comemora-se em 13 de Janeiro de 2018 os 120 anos da restauração do concelho de Mondim de Basto.
No final do século XIX, o território de Mondim de Basto esteve integrado de forma administrativa, no vizinho concelho de Celorico de Basto.
Pela importância histórica de que se reveste, pareceu-nos oportuno comemorar e exaltar esta data de 13 de Janeiro, que devolveu a dignidade e o sentido de pertença deste concelho, com mais de 500 anos de autonomia. Assinalar a história é a melhor forma de garantir o futuro.
Um concelho é muito mais que uma divisão administrativa. É sobretudo uma comunidade que se revê na sua história.
Não sabemos o que seríamos hoje se há 120 anos o concelho não tivesse sido restaurado, mas sabemos do quanto nos agrada pertencer a uma comunidade que não se afirmou contra ninguém, mas que foi capaz de construir e desenhar a sua própria história.
Em 13 de Janeiro de 2018 está marcado o reencontro com a nossa história.

Humberto Cerqueira
Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto