Câmara entrega livros e material escolar às crianças do 1º ciclo

vales_escolares_2011Com a aproximação da abertura de mais um ano escolar e consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam para fazer face a todas as despesas, a Câmara Municipal de Mondim de Basto atribuiu, às crianças do 1º ciclo do ensino básico, vales para aquisição de livros e material escolar, nas livrarias locais.

Estes vales destinam-se a apoiar os alunos que cumprem os critérios definidos para a atribuição de ajuda, nomeadamente, os pertencentes aos agregados familiares integrados no primeiro e no segundo escalões definidos pelos serviços do Instituto da Segurança Social, I.P.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, para o arranque deste ano lectivo, a autarquia tem vindo a apostar na melhoria das instalações escolares, através da aquisição de mobiliário e equipamento informático e ainda no arranjo dos espaços exteriores. Refira-se também as recentes intervenções no Centro Escolar ao nível da segurança, através da colocação de gradeamento e pavimentações.

O reforço da rede de transportes escolares, com vigilantes e motoristas credenciados, a generalização do serviço de refeições a todos os alunos e a oferta da fruta como complemento ao lanche e leite escolar são outras garantias deixadas pela autarquia.

O serviço de "Componente de Apoio à Família", lançado pela Câmara Municipal durante os meses de Agosto e Setembro, irá prolongar-se durante o ano lectivo, de forma a garantir às famílias a ocupação dos seus filhos no final das actividades lectivas, ou seja, das 17:30h às 19:00 horas.

A autarquia considera reunir, assim, as condições adequadas ao ensino e à permanência na escola a tempo inteiro, para proporcionar uma aprendizagem de qualidade a todos os alunos do concelho.