• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

casa_fojoA Câmara Municipal de Mondim de Basto está empenhada em revitalizar as casas florestais do concelho, que se encontram abandonadas há mais de 20 anos.
O mesmo processo pretende que seja aplicado a algumas escolas primárias que foram sendo desactivadas por força da reorganização escolar do ensino básico.


Sendo o concelho de Mondim marcado por uma extensa mancha florestal, grande parte da qual abrangida pelo Parque Natural do Alvão, "o objectivo da autarquia passa por dinamizar um turismo de natureza, de baixo custo, que consiga chegar a todos os estratos da população", refere o Presidente da Câmara.

O primeiro passo deste processo já foi dado junto do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, que se mostrou empenhado em restituir às entidades locais as sete casas florestais que se encontram na posse do Estado.

Relativamente àquelas que já pertencem à autarquia, Humberto Cerqueira explica que "brevemente serão sujeitas a um concurso de ideias, no âmbito de um financiamento do QREN para um programa designado Acções de Valorização Ambiental".

Este futuro projecto irá integrar o valioso património das Fisgas de Ermelo, englobando também o Parque Natural do Alvão.

A ideia principal deste projecto consiste em criar uma parceria com uma entidade privada, que se dedique à exploração hoteleira destas unidades e assim se consiga tirar maior partido do património ambiental de que o concelho é detentor.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

DEST URBANIZACAO PINHAL TELHA DISC PUBLICA

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES