Câmara Municipal quer revitalizar casas florestais e escolas primárias

casa_fojoA Câmara Municipal de Mondim de Basto está empenhada em revitalizar as casas florestais do concelho, que se encontram abandonadas há mais de 20 anos.
O mesmo processo pretende que seja aplicado a algumas escolas primárias que foram sendo desactivadas por força da reorganização escolar do ensino básico.

Sendo o concelho de Mondim marcado por uma extensa mancha florestal, grande parte da qual abrangida pelo Parque Natural do Alvão, "o objectivo da autarquia passa por dinamizar um turismo de natureza, de baixo custo, que consiga chegar a todos os estratos da população", refere o Presidente da Câmara.

O primeiro passo deste processo já foi dado junto do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, que se mostrou empenhado em restituir às entidades locais as sete casas florestais que se encontram na posse do Estado.

Relativamente àquelas que já pertencem à autarquia, Humberto Cerqueira explica que "brevemente serão sujeitas a um concurso de ideias, no âmbito de um financiamento do QREN para um programa designado Acções de Valorização Ambiental".

Este futuro projecto irá integrar o valioso património das Fisgas de Ermelo, englobando também o Parque Natural do Alvão.

A ideia principal deste projecto consiste em criar uma parceria com uma entidade privada, que se dedique à exploração hoteleira destas unidades e assim se consiga tirar maior partido do património ambiental de que o concelho é detentor.