• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

arqueologia_2010No período de 6 a 30 de Julho, 10 alunos da Universidade do Minho efectuaram, em Mondim de Basto, um estágio de 4 semanas que teve como finalidade o desenvolvimento de tarefas arqueológicas contemplando uma componente de trabalho de campo, de prospecção e levantamento patrimonial e uma outra de trabalho laboratorial e inventariação de espólio arqueológico.


O estágio, integrado no plano curricular da Licenciatura em Arqueologia, realizou-se ao abrigo de um protocolo existente desde 2005 entre a Câmara Municipal e aquela instituição de ensino superior, tendo sido suportado integralmente pelo município sob a coordenação do Arqueólogo António Pereira Dinis.

O trabalho laboratorial teve como objecto o tratamento preliminar do espólio exumado nas escavações realizadas no Crastoeiro e na Estação Rupestre de Campelo, entre os anos de 2005 e 2009, tendo sido lavados, numerados e inventariados vários milhares de fragmentos de cerâmica e muitas dezenas de peças líticas. Foi ainda iniciada uma base de dados que integra toda a informação referente a cada exemplar.

O trabalho de campo centrou-se, essencialmente, no inventário das estruturas de moagem do rio Cabril e seu afluente Cabrão, tendo sido feito o levantamento gráfico e fotográfico, assim como o decalque das marcas gravadas (datas, cruciformes etc.) dos moinhos de Pioledo, Travassos, Covelo e Bilhó (Ponte Nova). É de notar que em 1758 o pároco do Bilhó referia a existência de mais de 40 moinhos nestas aldeias encostadas ao Alvão.

Visitaram-se e levantaram-se, ainda, uma dezena de moinhos do rio Olo, junto da aldeia de Assureira e os moinhos da Rebufa, no rio Tâmega, em Atei.

A aposta neste tipo de projectos tem permitido, à autarquia de Mondim, valorizar e preservar o vasto património arqueológico de que o concelho é detentor.


DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST VISTIS 2018 19

DEST PERIODO CRITICOseparador

DEST HASTA PUBLICA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES