• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

conf_saneamentofinanceiroOs elevados níveis de despesa corrente observados no Município de Mondim de Basto conduziram a uma situação financeira muito difícil, apresentando um passivo de curto prazo elevado, particularmente a fornecedores.


No passado dia 19 de Abril, foi apresentado à Assembleia Municipal, o Plano de Saneamento Financeiro para o Município de Mondim de Basto. O documento mereceu o voto favorável de 20 membros, sendo que os restantes 3 optaram pela abstenção. Com esta votação, o Município deu um importante passo num processo que visa dotar a autarquia de capacidade financeira para responder a inúmeros compromissos assumidos nos últimos anos.

Desde o primeiro momento assumimos o saneamento financeiro da autarquia como um dos compromissos prioritários. Por isso mesmo iniciamos o processo de auditoria externa às contas do município, logo nos primeiros meses de mandato. O resultado dessa auditoria apontou para uma dívida na ordem dos 19Milhões de Euros. Do total identificado, 15Milhões são dívidas de curto prazo. Perante tal diagnóstico, a solução proposta no Plano de Saneamento Financeiro passa pela contratação de um empréstimo financeiro de 13,5Milhões de Euros a pagar durante os próximos 12 anos.

Esta verba permitirá à autarquia cumprir junto dos inúmeros fornecedores, alguns deles locais, que esperam legitimamente há anos por esta solução. Para muitos deles, a solução deste grave problema, significa continuar de portas abertas. Para a autarquia, será o recuperar do respeito e confiança dos fornecedores, com uma forte redução do prazo médio de pagamento.

Poucos acreditariam que este executivo tivesse a coragem de levar avante este Plano de Saneamento Financeiro. É importante referir, que o Plano apresentado condicionará o futuro da gestão do nosso concelho nos próximos 12 anos. São 12 anos a pagar mensalmente o empréstimo contratado, ao qual se somam alguns empréstimos contratados anteriormente, que conscientemente se optou por não renegociar, atendendo ao elevado aumento dos SPREADS, após o início da crise que actualmente atravessamos.

Foi nossa preocupação que o nosso Concelho continuasse a ter condições para usufruir das verbas do QREN, que encerra em 2013. Este era um ponto fundamental para nós. Por isso mesmo, e de acordo com a lei, optamos por um período de carência de 3 anos. Esta opção revela-se fundamental para a estratégia do executivo que aponta para um investimento na ordem dos 14Milhões de Euros até 2014.

O Plano de Saneamento incluí também uma série de compromissos de Contenção da Despesa Corrente, que visam a consolidação das contas. A título informativo algumas dessas medidas serão:
- Melhoria na gestão dos recursos humanos, com a redução das horas extraordinárias e ajudas de custo, qualificação e melhorias das condições de trabalho e uma redução do número de colaboradores com a aplicação da regra de contratação de um funcionário por cada duas aposentações ou desvinculações.
- Redução dos custos com fornecimentos e serviços externos, que passam pela criação de uma central de compras municipal, redução das despesas com energia, transportes, comunicações e seguros, e a renegociação dos contratos de prestação de serviços ao Município.
- Formulação de critérios objectivos para a atribuição de apoios e subsídios por via da sua regulamentação.

O plano aprovado será agora remetido para o Tribunal de Contas. Este será o último passo para que todo este processo possa ser uma realidade.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG