Município vai comemorar Dia Internacional de Monumentos e Sítios

silhaA Câmara Municipal associou-se ao IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico - e programou algumas iniciativas que pretendem marcar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de Abril.

Tendo por base o tema proposto pelo IGESPAR "Património Rural/Paisagens Culturais", a autarquia vai dar a conhecer um conjunto de silhas que marcam a paisagem rural do concelho. As silhas, também chamadas muros de abelhas, colmeias e apiários, são estruturas primitivas, construídas em granito ou xisto, destinadas a albergas os enxames de abelhas, protegendo-os dos ataques dos seus predadores.

A exposição sobre as Silhas de Mondim e de Pardelhas, vai estar em exibição no recinto da Feira da Broa e do Mel, durante o dia 18 de Abril. Na mesma tarde será também promovida uma visita às Silhas das freguesias de Ermelo e de Pardelhas. Ainda neste dia, os alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico vão ter oportunidade de assistir a uma apresentação subordinada ao tema "Silhas de Mondim".

No próximo dia 18 de Abril, venha descobrir um património que cabe a todos preservar.