• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

carta_arqueologica2A vertente arqueológica do Património Cultural de Mondim de Basto encontra-se agora compilada na Carta Arqueológica do Concelho, apresentada, no passado dia 29 de Janeiro, perante um auditório repleto, no edifício da Assembleia Municipal.


A obra, da autoria do arqueólogo do município, António Pereira Dinis, identifica e caracteriza inúmeros sítios, monumentos e achados avulsos, dispersos pelo território do concelho, desde a Pré-História à Época Contemporânea.

De referir, que a obra em causa, foi alvo de uma candidatura do actual executivo, que engloba ainda a edição de prospectos e a sinalização de um percurso pedestre. Trata-se do primeiro passo, no âmbito de uma série de iniciativas, que visam a promoção e valorização do nosso património arqueológico.

Daniel Lange, aluno da Escola de Música Municipal, abriu a sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto, ao piano, com a peça "I Andamento da Sonatina Diabelli".

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, no seu discurso de apresentação, realçou a importância desta obra como "instrumento de divulgação e de defesa do património cultural", mas também como "contributo para as opções de ordenamento do território".

Esta sessão ficou também marcada pela presença de personalidades ilustres, o Sr. Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, a Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Laura Pereira, a Sr.ª representante do IGESPAR, Dr.ª Cidália Duarte e o Doutor Francisco Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa, que foi responsável pela apresentação da obra, propriamente dita.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto tem como principal objectivo a divulgação do património municipal, numa perspectiva educativa, dirigida a toda a população do Concelho.

carta_arqueologica17 carta_arqueologica11 ICON-MAIS-FOTOS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES