• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 171206 vespa velutinaEm Mondim de Basto, a autarquia tem assumido o controlo e o combate à vespa velutina ou vespa asiática desde o ano de 2014.
O número de ocorrências tem vindo a aumentar e neste ano de 2017 são já 52 o número de ninhos que tiveram que ser destruídos em diferentes localidades do concelho.
A destruição destes ninhos representa uma despesa que é suportada pela autarquia, que pretende minimizar os impactes que as vespas têm na apicultura, protegendo os apicultores locais dos ataques destes predadores de abelhas europeias.

A destruição dos ninhos de vespa velutina é sempre realizada ao final do dia ou durante a noite pelos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e supervisionada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação. O método de destruição utilizado é a queima no local, por forma a evitar fugas e reincidência, mas também pela dificuldade de acesso aos ninhos que, geralmente, se encontram na copa das árvores.

A autarquia dispõe da plataforma SOS Vespa, adquirida pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF para ser usada quer pelos municípios, quer pelos cidadãos, que permite cartografar e registar os ninhos que vão aparecendo.

A vespa velutina é uma praga que não é facilmente eliminada, mas com o apoio de todos os cidadãos pode ser bem controlada.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST VISTIS 2018 19

DEST PERIODO CRITICOseparador

DEST HASTA PUBLICA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES