Município assinalou Dia Internacional de Luta Contra o Cancro

ainfo 171031 luta cancroO Município de Mondim de Basto associou-se, uma vez mais, à Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro e no passado dia 30 de outubro assinalou o Dia Internacional de Luta Contra o Cancro com iniciativas que envolveram toda a comunidade do concelho.
Ao final da tarde, a plateia do auditório da Assembleia Municipal, encheu para a tertúlia Onda Rosa: Prevenção do Cancro da Mama, onde foram abordados conceitos, ações e conselhos fundamentais para a prevenção e para o diagnóstico precoce desta doença.
Seguiu-se uma caminhada pelas ruas da Vila, onde mais de uma centena de participantes caminharam vestidos de rosa, tentando alertar a população para a necessidade de se adotar hábitos saudáveis para a prevenção do cancro.

Desde a década de 90, o mês de outubro assume-se como o Mês Rosa pelas duas efemérides que se assinalam: no dia 15 de outubro, o Dia Mundial da Saúde da Mama e no dia 30 o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. Um pouco por todo o mundo, alastra uma "onda rosa" que pretende sensibilizar a população para a temática da prevenção. Neste período, alerta-se principalmente para a prática do auto exame, realização de mamografias e consultas médicas periódicas.

À semelhança dos últimos anos, Mondim de Basto associou-se, de forma simbólica, a este acontecimento organizando ações para a população local que culminaram, na Praça do Município, com a formação de um laço humano e luminoso.

O cancro é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, por isso, informe-se e previna.