• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 170428 plano defesa florestaA Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Mondim de Basto aprovou, esta manhã, o Plano Operacional Municipal (POM) para o corrente ano de 2017.
Este Plano, que estabelece o dispositivo municipal para a época de incêndios - cujo período crítico decorre de 1 de julho a 30 de setembro - regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais e é atualizado anualmente.
O POM é um importante instrumento de orientação, que define um conjunto de ações de prevenção e redução do risco de incêndio florestal e onde estão identificadas as áreas mais vulneráveis ao risco de incêndio e as prioridades de atuação ao nível da prevenção.

Este ano, devido ao elevado número de ocorrências já registadas – 48 ocorrências e 395 hectares de área ardida - foram convidados a participar na apresentação do POM todos os Presidentes de Freguesia, bem como os Presidentes dos Conselhos Diretivos do concelho, que assim ficaram a conhecer a estratégia, os meios e os recursos disponíveis para este ano.

Recorde-se que a Comissão Municipal de Defesa da Floresta é constituída pelo Presidente da Câmara com as pastas da Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, por um representante do ICNF, da GNR e dos Bombeiros Voluntários e ainda um representante das Juntas de Freguesia e outro dos Conselhos Diretivos.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu o empenhamento dos bombeiros, sapadores florestais, serviços de proteção civil, conselhos diretivos e juntas de freguesia, no combate aos incêndios florestais que têm queimado uma vasta área florestal do concelho. Apontou ainda a necessidade de o Estado rever a regulamentação de algumas práticas de forma a diminuir o número de ocorrências e de área ardida.

Humberto Cerqueira manifestou também a sua preocupação com o registo anormal de ocorrências, nesta altura do ano, fora do período crítico.
O POM segue as diretrizes do Plano Operacional Distrital que, por sua vez, se apoia na Diretiva Operacional Nacional.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

DEST URBANIZACAO PINHAL TELHA DISC PUBLICA

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES