• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

A Câmara Municipal de Mondim de Basto viu recentemente aprovada a candidatura que elaborou para realização de obras de Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e da Vila de Mondim de Basto.

regeneracao_urbanaEsta candidatura surgiu inicialmente na sequência do trabalho produzido no âmbito do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico, tendo sido depois alargada ao Centro Urbano da Vila de Mondim de Basto.
O Programa de Acção deste projecto inclui duas grandes operações: a primeira, essencialmente dirigida aos Espaços Públicos do Núcleo Histórico, com intervenção ao nível da modernização de infra-estruturas, melhoria do ambiente urbano, qualificação de espaços verdes, melhoria generalizada das acessibilidades e reabilitação de um pequeno equipamento público. A segunda, incide na Estrutura de Mobilidade do Centro da Vila, visando maiores níveis de conforto e segurança, a melhoria da qualidade visual da paisagem urbana, a melhoria da acessibilidade e mobilidade viária e pedonal e uma maior eficiência e sustentabilidade energética das estruturas urbanas da Vila.
Neste momento, encontram-se em fase de execução os projectos que concretizarão estas duas operações e que incluem intervenção ao nível da renovação e alargamento das infra-estruturas (rede de abastecimento de água, rede de saneamento, rede de águas pluviais, rede de abastecimento de electricidade, rede de telecomunicações); intervenção ao nível da qualificação do espaço público, designadamente na repavimentação da rede viária, criação de estacionamento, supressão de barreiras arquitectónicas, melhoria da iluminação pública, renovação da sinalização e marcas rodoviárias e correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos). A criação de sinalética institucional e turística e a aquisição de mobiliário urbano para dotação de espaços públicos existentes ou reabilitados, serão incluídas nesta iniciativa.
Estão ainda previstas obras de reabilitação da Casa da Eira e da sua área envolvente, que integrará os edifícios dos Paços do Concelho; a renovação das placas toponímicas do Núcleo Histórico; a criação de uma galeria cultural ao ar livre; a ampliação da Rede Municipal de Dados, que permitirá a ligação da rede de computadores instaladas nos vários edifícios públicos do Município; a criação de uma pequena Central Pedagógica de Compostagem, para reaproveitamento dos desperdícios de coberto vegetal e outros detritos dos jardins municipais e a criação de uma Cisterna destinada à recolha de águas pluviais para aproveitamento na rega dos jardins municipais.
O projecto de Regeneração Urbana das operações Núcleo Histórico e Vila de Mondim de Basto está orçado em cerca de € 2.800.000,00, sendo de execução financeira municipal, com 70% deste valor comparticipado pelo FEDER.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST FESTAS CONCELHO

DEST ROMEIROS

DEST CORRIDA S TIAGO

DEST CAF VERAO

 DEST FEIRA TERRA

separador

DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES