• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

seminario baldios2No dia 13 de Dezembro de 2016, decorreu, em Mondim de Basto, um seminário dedicado ao tema “Dinâmicas de Implementação da Gestão em Áreas Comunitárias” dinamizado pela BALADI - Federação Nacional dos Baldios, apoiado pelo Município de Mondim de Basto e pelo Secretariado de Baldios de Trás os Montes e Alto Douro.

Este encontro teve como público-alvo os representantes das áreas comunitárias do concelho de Mondim de Basto, e de outras áreas de baldio, bem como técnicos ligados à floresta e outros interessados nos assuntos em debate, nomeadamente, a gestão agrupada dos baldios e o aproveitamento da biomassa de resíduos florestais nas suas várias vertentes.

Relativamente às questões ligadas à Biomassa e ao conhecimento dos processos, foram convidados dois Professores Universitários, o Professor José L. Lousada, especialista em Produtos florestais da UTAD Vila Real e o Professor Hélder Viana da mesma área da ESAV - Viseu. Estes especialistas esclareceram todos os aspetos que diziam respeito às características dos materiais que podem ser utilizados na queima, quais os vários tipos de material florestal que pode dar origem a biomassa que possa ser utilizada na queima para a produção de energia calorífica ou até mesmo energia elétrica ou produção de frio. Foi ainda explicada a utilização custos associados e seu rendimento, recorrendo a casos práticos e exemplos onde este tipo de material é utilizado. Estiveram presentes também especialistas ligados à indústria e investigação.

Na abertura do seminário o Presidente da Câmara, reforçou o trabalho de colaboração que tem sido feito entre a autarquia e as unidades de gestão de baldios e a necessidade de novas dinâmicas para valorizar e aproveitar o rico património florestal do concelho, através, por exemplo, do uso dos produtos da floresta para produção de energia. Os próximos anos serão de intenso trabalho de colaboração com as unidades de gestão para criar mais riqueza no território florestal com benefício para as populações.

seminario baldios1

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST VISTIS 2018 19

DEST PERIODO CRITICOseparador

DEST HASTA PUBLICA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES