Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

protecao civil mondimdebasto smallFoi aprovado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Mondim de Basto pela Comissão Nacional de Proteção Civil, constituída por diferentes entidades da área da proteção Civil. Este documento foi elaborado por uma empresa especializada e aprovado pelos órgãos autárquicos.

Com a elaboração deste documento, pretende-se clarificar e definir as atribuições responsabilidades que competem a cada um dos agentes de proteção civil do concelho intervenientes em situações de acidente grave ou catástrofe, suscetíveis de afetar pessoas, bens ou o ambiente. Este Plano tem no Presidente da Câmara Municipal a figura de Diretor do Plano.
Dos diferentes princípios especiais pelos quais se regem as atividades de proteção civil, destacam-se os princípios da precaução e da prevenção, segundo os quais os riscos devem ser antecipados, por forma a eliminar as suas causas ou a reduzir as suas consequências.
Este Plano tem vários objetivos, destacando-se o fornecimento das condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos adversos de um acidente grave ou catástrofe, a coordenação e sistematização de ações de apoio, promover maior eficácia e rapidez de intervenção das entidades, habilitando-as para intervirem na gestão de acidentes, por último, sensibilizar as populações, tendo em vista a sua preparação e colaboração na estrutura de resposta à emergência.
O Presidente do município, Humberto Cerqueira, reforça que o bom funcionamento do Plano e das suas medidas depende da concretização de cada um dos objetivos, pelo que deverá ser alvo constante de melhorias de acordo com a experiência que vai sendo adquirida ao longo da sua vigência. A Proteção Civil é atualmente uma área com crescente atenção nos municípios. O envolvimento de todos os agentes da comunidade é indispensável para se conseguir ter uma população informada e protegida.
O PMEPC de Mondim de Basto pode ser consultado em municipio.mondimdebasto.pt.