• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

feira terra 2016 1Decorreu nos passados dias 4 a 7 de agosto de 2016 a XIV edição da Feira da Terra, Sendo considerado o acontecimento mais marcante das terras de Basto, cujo objetivo principal é a promoção e divulgação dos seus produtos locais e também, um instrumento de combate ao êxodo rural e ao esquecimento da Região.
Este ano, a Feira recebeu milhares de visitantes que tiveram a oportunidade de saborear os pratos típicos e apreciar centenas de produtos ao som de cantares e dançares tradicionais, representados por grupos da região, tendo sido um dos melhores anos de sempre.
O certame contou com a participação de mais de uma centena de expositores, nomeadamente produtores agrícolas, criadores de animais de raças autóctones, artesãos de diversas áreas, atividades artísticas e decorativas, trabalhos em granito, produtos caseiros como enchidos, broa, mel, o vinho verde e os doces regionais, associações culturais e profissionais e ainda vários restaurantes, numa autêntica mostra dos recursos e potencialidades do concelho. Também a animação contribuiu para o sucesso desta edição, tendo ficado a cargo dos ranchos folclóricos do concelho e de um Rancho convidado, vindo da Suíça, dos grupos de bombos, das concertinas, dos grupos de cantares e de baile, cantadores ao desafio, animação de rua, entre outras apresentações, que se prolongaram pelas noites dentro.
Os showcooking promovidos na Feira da Terra, revelaram-se também um sucesso com a participação de reconhecidos chefes de cozinha. As degustações foram acompanhadas pelas provas de vinhos verdes da região.
Também pelo segundo ano consecutivo, marcou presença o Mercadinho Rural e a Cozinha Tradicional, tendo proporcionado aos visitantes um verdadeiro rodízio de broa tradicional, cozida, diariamente em forno a lenha.
O presidente do município, Humberto Cerqueira, considera que este evento é um contributo fundamental para dar a conhecer hábitos e costumes da região, favorecendo as vivências tradicionais. É um evento cultural e social único, que permite, ao público em geral, degustar e adquirir produtos genuínos, que nem sempre estão disponíveis no mercado.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST APRESENTACAO LIVRO CONTOS

DEST CONCERTO TIBETANAS

DEST CORRIDA S TIAGO

DEST CAF VERAO

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES