Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas presidiu às cerimónias do Dia do Município

dia municipioO Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, esteve em Mondim de Basto no passado dia 25 de julho, onde presidiu às cerimónias do Dia do Município.
Nesta data solene, o Município homenageou a Associação do Grupo Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando, que comemora este ano 50 anos de existência, cinco funcionários da autarquia que completam 35 Anos de Serviço Público e, ainda, seis associações que se têm dedicado ao desenvolvimento do Desporto de Natureza no concelho.

Também nesta sessão foram lembrados os antigos Administradores do Concelho e Presidentes de Câmara - que geriram os destinos do concelho até à instituição do Poder Local Democrático -, com o descerramento de um quadro memorial, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ainda nesta ocasião e com a presença do Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, foi formalizado um protocolo para a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Segunda Geração que, entre outros serviços, prestará apoio aos investidores estrangeiros que pretendam criar as suas microempresas neste território, ou aos empresário portugueses que desejam expandir os seus negócios para outros países.

No seu discurso, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, agradeceu a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que dignificou esta cerimónia e a revestiu de um simbolismo especial para uma comunidade que é fortemente marcada pela emigração. O autarca Mondinense deixou também palavras de apreço às associações e colaboradores homenageados, pelo empenho e profissionalismo que têm dedicado ao desenvolvimento do concelho, nas mais diversas áreas. Humberto Cerqueira lembrou ainda os antigos Administradores e Presidentes de Câmara, que marcaram a história deste concelho.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, elogiou a determinação do executivo municipal na luta pela restituição dos direitos e dos serviços públicos aos Mondinenses, e também o ambiente harmonioso com que tem gerido os destinos do concelho, envolvendo as associações e as diversas entidades locais.