Alunos da Universidade do Minho realizam escavações no Castro do Crastoeiro

escavacoes crastoeiroTeve início no passado dia 4 de julho, prolongando-se até ao final do mês, uma nova campanha de escavações arqueológicas no Castro do Crastoeiro, em Mondim de Basto, integrada num projeto de requalificação daquele importante povoado fortificado da Idade do Ferro.

Os trabalhos, que resultam de uma parceria da autarquia com a Universidade do Minho, acolhem 9 alunos do 2º e 3º anos do curso de Arqueologia daquela instituição de ensino superior, que no Crastoeiro desenvolvem competências básicas ao seu futuro desempenho profissional.

As escavações arqueológicas, que tiveram início no Crastoeiro na década de 1980, são orientadas cientificamente por António Pereira Dinis, coadjuvado pelos arqueólogos Mário Dinis e José Ribeiro e são suportadas financeiramente pela Câmara Municipal de Mondim de Basto.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta parceria tem sido muito frutuosa porque tem permitido a valorização deste importante património arqueológico, que a autarquia quer ver valorizado, estando já a trabalhar num projeto para aquela área.