Secretária de Estado do Ordenamento do Território inaugurou PR3 Fisgas de Ermelo

Sec Estado PR3A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos, que tutela a área dos Parques Naturais, esteve no passado domingo na aldeia milenar de Ermelo, onde inaugurou o novo percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo.


Este momento foi apreciado por mais de uma centena de participantes que, nesta data, se associaram à segunda caminhada promovida pela autarquia com o apoio das associações Cumes e Riachos e GTM – Tamecanos de Mondim.


O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, congratulou-se pelo trabalho desenvolvido na identificação e sinalização do percurso que, na sua opinião, “está a trazer dinamismo para o território, revitalizando as aldeias que têm vindo a sofrer uma diminuição drástica da população”. Destacou também o importante papel das associações e comunidades locais no desenvolvimento de atividades que atraem visitantes para o concelho, deixando a garantia do apoio da autarquia na promoção destas iniciativas. Referiu ainda que a natureza é um ativo importante que a autarquia está a valorizar, criando uma rede de percursos pedestres que valorizam o território e criam dinamismo económico e social.


A Secretária de Estado, Célia Ramos, destacou a importância destes projetos para as populações locais, para a valorização dos recursos naturais dos territórios e para a proteção e promoção de áreas classificadas. Felicitou a autarquia pelo trabalho desenvolvido na área do turismo de natureza.


O PR3 Fisgas de Ermelo é um percurso circular, com 12,4 km de extensão que dá a conhecer as magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e as imponentes Quedas de Água das Fisgas de Ermelo.