Autarquia promoveu seminário sobre a Vespa Velutina

SEMINARIO VESPA VELUTINARealizou-se, esta manhã, no auditório da Assembleia Municipal o seminário “Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”.
Um tema atual que tem gerado preocupação junto das população que desconhecem as características e as consequências da sua expansão pelo território nacional.
O Professor Doutor José Aranha, do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD, foi responsável pela apresentação dos métodos de acompanhamento e prognósticos da evolução da espécie.

O Presidente da Associação de Apicultores do Cávado e do Ave (APICAVE), Eng.º Alfredo Marques, focou a sua apresentação no ciclo biológico e métodos de controlo e destruição da espécie.

Uma sessão que contou com uma plateia diversificada composta por sapadores florestais, guardas florestais, bombeiros voluntários e apicultores do concelho, que manifestaram interesse em identificar a espécie e conhecer os procedimentos a seguir depois da sua identificação.

Recordamos que os primeiros focos de vespa velutina no concelho de Mondim de Basto datam de 2014 e desde aí os serviços municipais têm assumido o controlo e o combate à vespa asiática.

A autarquia dispõe também da plataforma SOS Vespa, adquirida pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF para ser usada quer pelos municípios, quer pelos cidadãos, que permite cartografar e registar os ninhos que vão aparecendo.

Uma iniciativa dos Serviços de Proteção Civil e Veterinária Municipal da autarquia.