• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

vespa velutinaDesde o ano de 2014 que o Município de Mondim de Basto tem assumido o controlo e o combate à vespa velutina ou vespa asiática.
A autarquia dispõe da plataforma SOS Vespa, adquirida pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF para ser usada quer pelos municípios, quer pelos cidadãos, que permite cartografar e registar os ninhos que vão aparecendo.


Os primeiros focos de vespa velutina no concelho de Mondim de Basto datam de 2014 e durante esse ano foram destruídos dois ninhos localizados em Mondim de Basto (junto ao rio Tâmega) e em Atei (Sobreira de Atei).


Em 2015, foram identificados e destruídos, com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, cinco ninhos de vespa velutina, três dos quais localizados na freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto e os outros dois na freguesia de Atei.


A destruição destes ninhos é sempre realizada durante a noite e supervisionada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação. O método de destruição utilizado é a queima no local, por forma a evitar fugas e reincidência.


No ano de 2016 foram já destruídos dois ninhos de vespa velutina, um em Ermelo, em área classificada, e outro em Vilar de Viando, numa oliveira em terreno privado.


Apesar de terem conhecimento da existência de outras espécies de vespas eventualmente predadoras, os serviços municipais têm seguido as disposições normativas e procedido apenas à destruição de ninhos de Vespa velutina nigrithorax.

 

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST EXPOSICAO LALYS

DEST 25 ABRIL

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG