Mondim de Basto presente no Xantar em Ourense, Espanha

XANTAR 2016Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Mondim de Basto marcou presença no Xantar – 17º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos, que decorreu entre os dias 3 e 7 de fevereiro em Ourense, Espanha.
Mondim de Basto integrou o stand promocional da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal e no dia 6 de fevereiro apresentou-se com um showcooking de Carne Maronesa, preparado pela Chefe Paula Guedes do Água Hotels e uma prova de Vinhos Verdes, da Quinta D'Ónega.


Para o Presidente do Município, Humberto Cerqueira, o Xantar constitui-se como um importante meio de promoção dos produtos típicos da região e de todas as potencialidades turísticas do concelho, que se revelam fundamentais para cativar visitantes para este território.


Ourense é uma cidade com 335.642 habitantes (INE 2009) que fica a 170km de Mondim de Basto, o que representa pouco mais de uma hora e meia de viagem.


No final de julho do ano passado, e por ocasião da XIII edição da Feira da Terra, o Município de Mondim de Basto formalizou um protocolo de colaboração com a Expourense – Fundação de Feiras e Exposições de Ourense – com o objetivo de promoverem, entre si, os projetos e eventos turísticos e gastronómicos de ambas as entidades, bem como desenvolverem relações empresariais transfronteiriças, dentro da Região Norte de Portugal e a Galiza.


A participação no Xantar constituiu-se como uma boa oportunidade de estreitar os laços com os vizinhos espanhóis.