Mondim de Basto assinalou Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

dia erradicacao pobrezaO Município de Mondim de Basto assinalou, no passado sábado, dia 17 de outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, com um roteiro solidário que pretendeu sensibilizar e alertar a população para as situações de pobreza e exclusão social, que acontecem por todo o mundo.
Em 2013, 24,5% da população europeia era considerada como estando em risco de pobreza e/ou exclusão social. O valor registado para Portugal era de 27,5%, sendo que para os homens o valor era de 26,7% e para as mulheres 28,1%.


Desde 2007, as crianças apresentam-se como o grupo etário com maior vulnerabilidade à pobreza e desde 2003 que a taxa de risco de pobreza junto das crianças permanece superior a 20%.


Apesar das condições meteorológicas adversas que se registaram, algumas dezenas de mondinenses acederam ao convite da autarquia e participaram nesta iniciativa, assistindo a um "roteiro virtual" que foi proporcionando experiências sensoriais diversas - como o canto, a recitação de poemas, a atuação de violino -, ao mesmo tempo que eram projetadas mensagens sobre situações de pobreza e exclusão social.


Ao público presente, juntaram-se utentes da Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim que se mostraram também muito interventivos.


Refletir sobre estas questões e despertar uma cultura de solidariedade e cooperação foi o objetivo desta ação.


O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e a Vice-Presidente, Teresa Rabiço também estiveram presentes nesta iniciativa e registaram no mural uma mensagem de solidariedade e apelo para o contributo de todos na construção de uma sociedade mais justa.


Refira-se ainda que a inscrição dos participantes foi feita em troca de bens não perecíveis que reverteram, na sua totalidade, para a Loja Social de Mondim de Basto.

 

ICON MAIS FOTOS