“Bernardino Machado e a 1ª Guerra Mundial” em exposição na Biblioteca Municipal

exp bernardino machadoEstá patente, na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto, até ao dia 14 de novembro a exposição “Bernardino Machado e a 1ª Guerra Mundial”.
Bernardino Machado foi presidente da República Portuguesa por duas vezes. Primeiro, de 6 de agosto de 1915 até 5 de dezembro de 1917, quando Sidónio Pais, à frente de uma junta militar, dissolve o Congresso e o destitui, obrigando-o a abandonar o país.
Mais tarde, em 1925, volta à presidência da República para, um ano depois, voltar a ser destituído pela revolução militar de 28 de maio de 1926, que institui a Ditadura Militar e abriu caminho à instauração do Estado Novo.

Conhecer e refletir sobre os factos e os momentos que marcaram a história de Portugal e a sua presença no primeiro conflito mundial é a proposta da Biblioteca Municipal para a comunidade escolar e o público em geral.

Estiveram presentes na inauguração da exposição o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, a Vice-Presidente Teresa Rabiço e o Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, acompanhados de alunos da Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara referiu a importância da presença dos alunos. A Biblioteca Municipal é um projeto que procura envolver a comunidade nas diferentes iniciativas que dinamiza.