Toponímia e atribuição de números de polícia

entrega numeros policiaDepois da intervenção realizada no âmbito do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto, o Município de Mondim de Basto procedeu à atribuição de topónimos a todos os arruamentos existentes, assim como à distribuição dos números de polícia nas habitações deste núcleo residencial da Vila.

A toponímia constituiu-se como um importante elemento de identificação, orientação e gestão do território, por isso a autarquia encontra-se a desenvolver um trabalho de investigação, à qual lhe compete estabelecer a denominação das ruas e praças das povoações e estabelecer as regras de numeração dos edifícios.

Até ao final do ano será alargado a toda a área urbana da vila e até ao final de 2016, a toda a freguesia de Mondim. A atribuição do nome das ruas e a identificação da caixa postal é uma necessidade há muito reclamada pelos residentes.

A atribuição e alteração dos topónimos, bem como a numeração de polícia, poderão ser consultadas na base de dados de códigos postais, estando enquadrada nos termos do Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia, aprovado pela Câmara Municipal, em reunião ordinária do dia 29 de Dezembro de 2014 e publicado na página oficial do município: http://municipio.mondimdebasto.pt.