• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

O relatório de gestão e as contas da autarquia foram aprovados na última Assembleia Municipal, apenas com duas abstenções. As contas apresentadas estão em linha com o percurso de recuperação financeira iniciado em 2009, ano em que a dívida apurada rondava os 20 milhões de euros. Passados cinco anos, a dívida desce para 12,5 milhões, o que significa uma redução total de 37,5%, não obstante continuar situada acima do limite legal que, em 2014, era de 8,5 milhões.
A este ritmo, o município pretende alcançar o nível legal de endividamento nos próximos três anos, o que significará libertar-se de determinados constrangimentos a que está sujeito, por ainda se encontrar em incumprimento face à lei.


Com efeito, as contas dizem que, do lado da receita se verifica uma taxa de execução próxima de 100%, o que significa que os orçamentos municipais têm sido elaborados num quadro de máxima prudência e rigor. Do mesmo modo, do lado da despesa, esta encontra-se perfeitamente controlada; prova disso é o saldo da gerência que nos últimos anos se conseguiu apurar e que, agora, o município pode dispor para fazer face a investimentos prioritários.


Comparando o ponto de partida com o ponto de chegada, o Município entende que a trajetória realizada é de reconhecido sucesso, porquanto têm sido honrados os compromissos, quer com a banca, quer com os fornecedores- tendo por base um prazo médio de pagamentos inferior a 30 dias-, e com os munícipes, para quem tem sido possível reduzir, gradualmente, os impostos municipais, nomeadamente o IMI.


Estes resultados são um dos motivos pelos quais o município tem sido, reiteradamente, apontado como um caso de sucesso, ao nível da recuperação financeira. Queremos levar este desígnio até ao fim, porque sabemos que sem esta condição, muitas oportunidades se poderiam perder.


Continuamos a ser um Município de boas contas.

 

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES