• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

seminario agricultura familiarNo âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 2014, a Câmara Municipal de Mondim de Basto organizou, no passado dia 2 de dezembro, o seminário “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, que atraiu a participação de um público diversificado com agricultores, produtores pecuários, empresários e jovens estudantes.


O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que abriu os trabalhos, lembrou as dificuldades económicas e sociais que o país tem atravessado nos últimos tempos e a crescente desertificação dos territórios do interior, como consequência do aumento da emigração e da baixa natalidade que se tem registado. Enalteceu depois a importância da agricultura familiar, das florestas e da pecuária para a revitalização da economia mas também para a conservação do território.


Humberto Cerqueira lembrou ainda os projetos criados, este ano, pela autarquia para apoiar os produtores agrícolas do concelho, nomeadamente o Mercadinho Rural, que acontece quinzenalmente na Praça do Município, e a Horta Comunitária que permite às famílias cultivar uma parcela de terreno para produzir produtos naturais que poderão ser um complemento ao orçamento familiar.


Aos participantes deste seminário, o Presidente da Câmara revelou também que a autarquia está a desenvolver uma estratégia para poder adquirir os produtos consumidos nas cantinas escolares, diretamente aos produtores locais e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.


“Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural” foi o tema apresentado pelo Professor Doutor Fernando Batista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. O impacto da agricultura familiar no panorama nacional e no desenvolvimento da economia local mereceu destaque neste painel.


“A importância do Associativismo na Agricultura Familiar” foi o tema explorado por Armando Carvalho, Diretor da Confederação Nacional da Agricultura.


Uma iniciativa que proporcionou a todos os participantes a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre as políticas agrícolas e as oportunidades que estão a ser criadas nesta área.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST VISTIS 2018 19

DEST PERIODO CRITICOseparador

DEST HASTA PUBLICA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES