• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

feira quinhentista2Peças de teatro, feira e cortejo quinhentistas, marcaram o passado fim-de-semana, que Mondim de Basto dedicou às comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos.
Na noite de sexta-feira, 6 de junho, o grupo dos jovens que compõem a formação do Teatro Amador Mondinense (TAM) apresentaram a peça “Um Romeu e uma Julieta”, baseado no clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, num serão também animado pelo grupo “Al Medievo” e que esgotou a lotação da Casa da Cultura.

A Feira Quinhentista preparada para o dia 7 de junho abriu logo pela manhã, no recinto da Escola EB 2,3/S e atraiu a participação de diversas associações locais, das juntas de freguesia, de pais e alunos de todos os níveis de ensino. A caracterização das personagens, os trajes, as encenações e o ambiente vivido transportaram os participantes e toda a assistência para época manuelina.

Ao início da tarde, o cortejo quinhentista percorreu as ruas da Vila, num anúncio de afirmação, autonomia e estatuto que D. Manuel I concedeu a Mondim. O momento auge deste cortejo aconteceu na Praça do Município com a leitura e entrega do Foral ao Juiz desta Terra.

Os festejos deste dia terminaram com uma ceia quinhentista, recriada à imagem da época e com a comédia quinhentista “1514”, protagonizada pelo Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG